Reciclagem de materiais: uma abordagem sustentável nos projetos CASACOR

A busca por práticas sustentáveis tem se tornado cada vez mais relevante no universo do design de interiores. Profissionais da Casacor têm adotado a reciclagem de materiais como uma abordagem natural em seus projetos, valorizando a preservação dos recursos nobres e reutilizáveis.

Um exemplo inspirador desse compromisso com a sustentabilidade foi o projeto “Canto da Toscana”, idealizado pela renomada arquiteta Sabrina Salles durante a Casacor São Paulo 2022.

Reutilização com práticas sustentáveis essenciais

Após o encerramento da mostra, é comum que muitos materiais e revestimentos sejam descartados, resultando em um desperdício de recurso valioso. No entanto, apoiados pela organização, pelos patrocinadores e pelo mercado consumidor que cobra cada vez mais uma postura ambiental de seus profissionais, muitos arquitetos estão mudando essa realidade.

Um exemplo a ser aplaudido é a reciclagem total das lâminas XTONE do ambiente “Canto da Toscana”, assinado por Sabrina Salles. A arquiteta aproveitou a desmontagem de seu ambiente para dar uma nova vida aos elementos utilizados.

xtone-paonazzo-biondo-antes-da-reciclagem
Projeto Canto da Toscana na Casacor São Paulo 2022
xtone-paonazzo-biondo-depois-da-reciclagem
Escritório da arquiteta Sabrina Salles

Da Casacor para o escritório

A bancada principal da área gourmet, que agregava história e modernidade, foi reutilizada como mesa de reuniões em seu novo escritório. Além disso, as bancadas de cozinha e frontão foram transformadas em bancadas de banheiro, preservando recursos e comunicando o valor estético do projeto original da mostra, agora, no seu novo escritório.

Para assegurar o alto padrão dos acabamentos, seja no projeto original da mostra ou na segunda vida dos materiais – no escritório da arquiteta Sabrina Salles – o material contou com o trabalho de excelência da Arquitetura do Mármore – uma marmoraria de alto padrão, especializada em atender projetos com alto valor estético agregado.

mesa-central-do-espaco-canto-da-toscana-pre-reciclagem
Canto da Toscana. Foto: Kadu Lopes
mesa-central-do-espaco-canto-da-toscana-pre-reciclagem
Canto da Toscana. Foto: Kadu Lopes

A beleza da reciclagem

Ao incorporar elementos reciclados em seu novo escritório, Sabrina Salles não apenas demonstrou um compromisso com a sustentabilidade, mas também criou um ambiente único, repleto de personalidade, graças ao design incrível da lâmina Paonazzo Biondo da XTONE.

Essa peça se tornou uma narrativa visual que evoca a história e as emoções do projeto original, oferecendo um ambiente envolvente para reuniões e interações profissionais.

Além disso, itens de decoração, como o vaso, inicialmente protagonista sobre a mesa do projeto de Sabrina, também migraram para seu espaço de trabalho e levaram consigo um sentido de continuidade e conexão entre os espaços, conferindo uma identidade única ao novo endereço da arquiteta.

mesa-do-escritorio-da-arquiteta-sabrina-salles-pos-reciclagem
Escritório Sabrina Salles. Foto: Rafael Renzo
lavabo-do-escritorio-da-arquiteta-sabrina-salles-pos-reciclagem
Escritório Sabrina Salles. Foto: Rafael Renzo
mesa-do-escritorio-da-arquiteta-sabrina-salles-pos-reciclagem
Escritório Sabrina Salles. Foto: Rafael Renzo
lavabo-do-escritorio-da-arquiteta-sabrina-salles-pos-reciclagem
Escritório Sabrina Salles. Foto: Rafael Renzo

A parceria da arquiteta com a VM Stone

Uma peça fundamental nesse processo de reclicagem de materiais foi a VM Stone, distribuidora brasileira das lâminas ultracompactas XTONE no Brasil, que  valoriza e aplaude esse tipo de ação. 

Val Andrade, diretora de atendimento da VM Stone destaca: “Ao participar de mostras, estamos sempre em busca de oportunidades para que as lâminas XTONE sejam valorizadas ao máximo, devido ao seu impacto estético. Porém, nossa escolha por representar essa marca, passa pela avaliação da produção, que ocorre com a mais alta tecnologia e cuidados com o meio ambiente. Então acreditamos que o verdadeiro valor está em provar que além da beleza, a qualidade e a durabilidade desses materiais são longínquas. E com o reuso das lâminas que saem de um ambiente temporal de mostra e migram para um escritório de arquitetura para uso cotidiano, temos certeza que reafirmamos os valores que tanto prezamos.”

val-andrade-sabrina-salles-e-renata-bauth-no-espaco-canto-da-toscana
Val Andrade, Sabrina Salles e Renata Bauth no espaço "Canto da Toscana" na Casacor São Paulo 2022

Este pensamento é complementado pela sócia e diretora de atendimento Renata Bauth, que afirma: “Respeitamos o produto, agradecemos ao profissional envolvido na mostra e ainda temos o prazer de ver lâminas tão belas e de alta qualidade aplicada duplamente em projetos de alto padrão. Na mostra, valorizamos o nosso papel de apoiador para criar tendências junto aos arquitetos. Mas ao migrar para o escritório de atendimento, esse profissional reafirma a qualidade do nosso material e ficamos muito satisfeitos em evitar qualquer desperdício.”

A parceria entre Sabrina Salles e a VM Stone permitiu a transformação das mesas e bancadas do projeto “Canto da Toscana” em peças funcionais e esteticamente atraentes no novo escritório da arquiteta. Um caso de sucesso na reciclagem de materiais de alto padrão.

Marketing

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *