Lâmina sinterizada em embarcações: conheça o XTONE Blue Roma
Com fornecimento exclusivo da VM STONE, Intermarine elege XTONE para suas embarcações valorizando ainda mais o acabamento dos yachts de luxo
Se há algo que define a excelência em design de interiores para embarcações de luxo, é a busca incessante por materiais que combinem elegância, durabilidade e facilidade de manutenção, juntamente com todas as especificidades associadas às intempéries do mar.
No contexto náutico, as lâminas sinterizadas XTONE Blue Roma – de fornecimento exclusivo VM STONE no Brasil – destacam-se na embarcação 640 HDF da Intermarine, elevando o padrão de sofisticação.
O brilho sob as ondas do São Paulo Boat Show
Com um design de interior elaborado pela yacht designer Tânia Ortega da Tutto a Bordo, a embarcação 640 HDF da Intermarine foi apresentada no São Paulo Boat Show 2023. O destaque do evento foi o uso do XTONE Blue Roma, um revestimento de qualidade que integra luxo à funcionalidade.
“A cliente exigia algo completamente diferente para o design da embarcação. Ela queria um revestimento na cor cinza azulado, e, coincidentemente, eu estava na feira de Verona do ano passado, e conversei com a Val Andrade – diretora da VM Stone – dos lançamentos da empresa, e me foi apresentado a lâmina XTONE Blue Roma, que ficou perfeita no barco”, revela Tânia Ortega.
Desde as mesas até as bancadas da cozinha, do piso à parede e até mesmo no lavabo do banheiro, o XTONE Blue Roma é uma presença notável. Sua aparência cativante capta a essência do luxo, enquanto sua força visual complementa outros elementos da decoração.
XTONE Blue Roma: um revestimento sinterizado
O XTONE Blue Roma é um produto de sinterização, uma técnica que funde pó de mármore e outros minerais a altas temperaturas, resultando em uma lâmina resistente e visualmente atraente. Essa técnica confere ao material uma resistência notável, tornando-o adequado para o ambiente desafiador de uma embarcação.
Ao escolher o XTONE Blue Roma, a Intermarine não apenas elevou a estética da embarcação 640 HDF, mas também investiu em durabilidade e facilidade de manutenção.
Em um ambiente marítimo, onde a exposição constante à água salgada e às condições climáticas adversas é inevitável, a resistência e a facilidade de limpeza do XTONE Blue Roma são atributos essenciais.
Revestimentos sinterizados em embarcações
Na indústria náutica, a busca por materiais que combinem flexibilidade e resistência desempenha um papel crucial na eficiência e segurança das embarcações.
A flexibilidade é essencial para lidar com as constantes variações e movimentos no ambiente marítimo. No entanto, a escolha de materiais flexíveis deve ser cuidadosamente equilibrada com a necessidade de garantir a flutuabilidade adequada.
Enquanto revestimentos sinterizados, conhecidos por sua durabilidade e resistência, podem contribuir para a estética e integridade estrutural, é fundamental considerar seus efeitos indiretos no peso e na distribuição de carga, elementos cruciais para manter a flutuabilidade e a estabilidade das embarcações. E nesse ponto, destaca-se a leveza das lâminas, disponíveis em 6mm e 12mm, para atender as mais diversas necessidades dos construtores náuticos.
Flexibilidade crucial em revestimentos para barcos
Diferentemente de estruturas terrestres, as embarcações estão constantemente sujeitas a movimentos, vibrações, impactos e flexões devido às ondas, correntes e condições meteorológicas adversas.
A estrutura de um barco é projetada para ser flexível e absorver impactos para garantir a segurança e a integridade da embarcação. Revestimentos que não são capazes de se ajustar a esses movimentos podem sofrer danos, comprometendo tanto a estética quanto a funcionalidade.
Por esse motivo, muitas vezes são preferidos materiais mais flexíveis, como os revestimentos XTONE, que podem lidar melhor com as condições dinâmicas de um ambiente marítimo, proporcionando durabilidade e resistência sem comprometer a integridade da embarcação.
O papel integrado de flexibilidade e flutuabilidade
A relação direta entre revestimentos sinterizados e a flutuabilidade de uma embarcação é limitada. A flutuabilidade é primariamente influenciada pelo design do casco, distribuição de peso, e materiais estruturais utilizados na construção da embarcação, enquanto os revestimentos sinterizados são mais associados aos aspectos estéticos, durabilidade e resistência da superfície.
No entanto, alguns fatores indiretos podem ser considerados:
Peso adicional
Adicionar um revestimento sinterizado ao interior ou exterior da embarcação contribuirá para o peso total. Embora o peso do revestimento seja geralmente pequeno em comparação com outros componentes da embarcação, os engenheiros devem levar em conta qualquer acréscimo de peso ao realizar cálculos de flutuabilidade.
Resistência à água
A impermeabilidade dos revestimentos sinterizados pode ajudar a prevenir a absorção de água em áreas específicas da embarcação, o que é importante para manter a integridade estrutural e a distribuição de peso ao longo do tempo.
Durabilidade
Se os revestimentos sinterizados são usados em áreas que afetam diretamente a estrutura, sua resistência pode ter implicações indiretas na durabilidade geral da embarcação. Por exemplo, a resistência a riscos e impactos pode afetar a integridade do casco ao longo do tempo.
A escolha incontestável para marmoristas e arquitetos
Para marmoristas, designers de interiores e arquitetos de luxo que procuram a combinação de beleza e funcionalidade em projetos marítimos, os revestimentos XTONE by VM Stone são uma opção de alto padrão para navegabilidade com graciosidade e estilo.
As chapas de XTONE estão disponíveis em grandes tamanhos (160×320) e duas espessuras: 6mm (ideal para revestir móveis e paredes) e 12mm (mais recomendado para bancadas).
Além da qualidade decorrente das matérias-primas e tecnologias empregadas, essas lâminas possuem uma estética distinta, com dupla impressão de 400 dpi e resolução de 800 dpi, resultando em uma imagem com profundidade única.